3.Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo.
Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. E, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se:
- Por que sofrem uns mais do que outros?
- Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições?
- Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir?
Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude;
... e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam.
A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus.
Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições.
Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus.
Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade.
Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa.
(do Evangelho Segundo O Espiritismo-Allan Kardec)
CAPÍTULO V - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS
" 1. Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados.
- Bem aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados.
- Bemaventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S.MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
2. Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus.
- Bem aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. - Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)
- Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. - Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. - Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)"
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